My Open Door

Tentando não ser apenas mais um blog, não sendo mais do que isso…

Oftalmologia vs Optometria

Pareceu-me interessante publicar um comentário ao texto que o DR. Jorge Breda escreveu aqui. É incrível como uma pessoa de respeito e com aparente credibilidade perante a sociedade já para não falar do seu historial como profissional de saúde (que eu acredito ser dos melhores) consegue descer ao nível de atacar uma profissão a qual é reconhecida pela OMS como aquela que é responsável pelos cuidados primários à visão e que sempre teve como função trabalhar em conjunto com a oftalmologia e nunca fazer o trabalho desta. O profissional de Optometria é alguém que também tem uma licenciatura, que estudou para prestar os melhores cuidados a nível quer de refraccção, quer a nível terapêutico quer a nível de detecção de possíveis patologias e posterior encaminhamento para o profissional de saúde competente para para o seu tratamento: o oftalmologista. É lamentável ver as listas de espera no SNS para oftalmologia as quais poderiam ser altamente reduzidas se houvesse inter-ajuda entre estes dois profissionais… Enfim… Assim isto não anda para a frente…

23/09/2008 - Posted by | ETC

2 comentários »

  1. Sou profissional do ramo óptico há 25 anos, proprietário de uma óptica e há tempos venho acompanhando esta briga, o que os oftalmologistas alegam é que ninguém irá conferir os óculos prescritos pelos optometristas. Mas, quem confere as lentes de contato que são vendidas em consultórios médicos? E a sonegação fiscal? Ou algum médico emite nota fiscal das lentes de contato? Ouço relatos de colegas que tem equipamentos apreendidos, ameaças, etc., tudo para defender um lobby de médicos que não aceitam perder dinheiro, que no caso é seu maior objetivo, esquecem o juramento da formatura, poderíamos trabalhar juntos e assim diminuir o déficit visual da população, principalmente a mais carente, para isso é necessário apenas rever os objetivos de ambos os profissionais, e quem sairia ganhando seria a população! Não sou optometrista, ainda, sou apenas Técnico em Óptica, mas quando o Brasil passar a ser país de primeiro mundo as duas profissões vão acabar se harmonizando e todos sairão ganhando. Agradeço pela oportunidade.

    Comentar por Jean Geroge Barg | 25/03/2010 | Responder

  2. Sou apenas um mero admirador da optometria e acompanho de perto esta batalha entre classes que deveriam trabalhar juntas em prol da sociedade brasileira.
    Não existe quantidade suficiente de oftalmologistas para tratar os milhões de cidadãos com deficiência visual. E mesmo que existissem, uma grande parte estaria preocupado em atender em clínicas particulares, pois o dinheiro ainda fala mais alto que o compromisso com a sociedade.
    O optometrista é um profissional qualificado e altamente competente no que diz respeito à refração, existindo até cursos de nível superior para habilitá-lo a exercer tal função.
    Não vejo outro motivo, se não o do orgulho ferido, para que não exercem sua profissão em auxílio aos oftalmologistas, pois o optometrista cuida apenas dos exames primários e em caso de problemas graves, encaminham os pacientes para os oftalmologistas, para exames mais detalhados.
    Senhores Oftalmologistas e Optometristas! A sociedade brasileira precisa de profissionais que cuidem de sua saúde visual, pois já estamos cansados de ver profissionais nos quais confiamos, lucrando com nosso sofrimento. Abraços.

    Comentar por goiaba | 15/06/2012 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: