My Open Door

Tentando não ser apenas mais um blog, não sendo mais do que isso…

Magalhães

“Começo com uma citação do artigo intitulado “Magalhães: Como funciona e para que serve?” (o título prometia) de Vieira de Carvalho no “Público” de ontem:

“A distribuição de computadores às crianças dos seis aos 11 anos, como instrumentos de escolaridade, constitui uma mudança de paradigma na aprendizagem. As potencialidades que oferece para o desenvolvimento cognitivo da população escolar são evidentes. Mas, para serem exploradas ao máximo, importa não subestimar um elemento de valor acrescentado (entre outros já considerados): software pensado de raiz. O que pressupõe a produção de conhecimento novo a partir do cruzamento de problemáticas distintas. As competências a mobilizar, no âmbito de projectos de investigação interdisciplinares, viriam, respectivamente: das áreas das Tecnologias da Informação, Engenharia de Sistemas ou Inteligência Artificial; das áreas da Psicologia, Pedagogia, ou da Educação em geral; e das áreas dos “conteúdos” (língua, cultura, artes ou expressões literárias e artísticas, Matemática, Ciências da Natureza, Saúde, Ambiente, etc.).

Agora que, por obra e graça da propaganda do governo, vai haver computadores “Magalhães” para todas as crianças da primária, parece que não se vai resolver nenhum dos seus problemas de aprendizagem, mas sim criar novos problemas: é preciso “software criado de raiz”. Mas para isso é preciso “conhecimento novo“, o que exige o “cruzamento de problemáticas distintas” (se fossem iguais como é que se iriam cruzar?), o que, por sua vez, exige “mobilizar competências” (palavra que em “eduquês” deve, como no caso presente, para não significar nada, ser associada a “interdisciplinares” e a “conteúdos”). Pobres crianças: bem podem esperar!”

(in blogs.publico.pt/dererumnatura)

04/09/2008 - Posted by | Educação

1 Comentário »

  1. links para Análise técnica ao Computador Magalhães em :

    http://lugardoconhecimento.wordpress.com/2008/09/23/computador-magalhaes-2/

    vale bem os 50 euros…

    Comentar por RM | 23/09/2008 | Responder


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: